segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Histórico

Definição e Caracterização da Instituição
Histórico e Diagnóstico

 A EMEF “Caboclo Bernardo” situada á Rua Honorato da Rosa, s/nº, Bairro Planalto foi fundada em abril de 1999 para atender a demanda existente na comunidade. Ela recebeu esse nome em homenagem a Bernardo José dos Santos, o pescador Bernardo, caboclo Linharense, congratulado por seu ato heróico.

A escola funciona hoje com o quadro de 58 funcionários. Sendo que 37 professores, 02 pedagogos, 01 secretária escola, 04 auxiliares de secretaria, 08 serventes, 04 guardas, 02 coordenadores e 01 diretor, 16 salas de aula, 03 banheiros, 01 cozinha, 01 dispensa, 01 sala para os docentes, 01 secretaria, 01biblioteca, 01 sala de supervisão, 01 sala de direção (a sala da supervisão e direção estão sendo ocupadas por pequenos espaços ou seja 02 banheiros), 01 cantina(funciona em pequeno espaço).

A área onde se encontra a sede da escola é de 6.555m2 (seis mil quinhentos e cinqüenta e cinco metros quadrados). Devido a construção de um conjunto habitacional em anexo ao bairro para atender famílias de áreas de risco do município, aumento-se a demanda de alunos,aos quais a escola enquanto estabelecimento de ensino, precisa acolher, pois a escola não comportava de alunos, assim houve a necessidade de alugar um espaço para a ampliação da escola no bairro vizinho(Nova Esperança) possuindo em sua estrutura:04salas em cada turno, 04 banheiros, 01 cozinha, 09professores, 06 serventes, 01 guarda noturno, 02 coordenadores, 01 pedagoga. A extensão não possui secretaria e todas as atividades relacionadas área são executadas na sede da escola.

A escola oferece Ensino Fundamental atendendo a 764 (setecentos e sessenta e quatro ) alunos divididos em 02 (dois) turno (matutino 394 e vespertino 370):
· 03 turmas de 1º ano
· 03 turmas de 2º ano
· 04 turmas de 3º Ano
· 04 turmas de 4º Ano
· 03 turmas de 5º Ano
· 03 turmas de 6º Ano
· 03 turmas de 7º Ano
· 02 turmas de 8º Ano
· 02 turmas de 9º Ano

Visto que a nossa clientela está inserida na grande maioria em famílias mal estruturadas e por vezes com pouca ou nenhuma instrução escolar, dentre outros motivos; nossos educandos sofrem influências nos aspectos sociais, relacionais, psicológicos e didático-pedagógicos. Tais fatores como mão-de-obra infantil, desemprego, problemas de saúde, instabilidade de moradia e violência acarretam sérias conseqüências quanto a freqüência, rendimento escolar e evasão. De acordo com os relatos dos moradores do Bairro Planalto a “escola é uma conquista”, explicitamente uma satisfação dos pais no que diz respeito à organização, a forma como acontece o processo ensino-aprendizagem, disciplina, alimentação adequada e de qualidade, eventos e projetos realizados com a intenção de integrar a escola, família e comunicada. No entanto, os moradores dos Bairros Nova Esperança e Movelar criticam a localização da mesma por consideraram distante de suas residências e numa área um tanto quanto isolada.

A escola necessita de uma quadra poliesportiva, uma área de serviço com um almoxarifado, uma sala de vídeo, uma cantina, revisão das portas e janelas, pinturas e reparos em geral, complementos de carteiras, construção de um refeitório, mais salas de aula, construção do LIED, estruturação de uma biblioteca adequada aos estudos diários dos alunos, um sala adequada para: coordenador, diretor e supervisor, uma vez que os mesmo trabalham e locais (salas) inadequados. A escola tem como um dos objetivos criar condições necessárias para o desenvolvimento máximo possível do comportamento inteligente de todas as crianças e jovens em formação. Os membros da equipe desta instituição mencionam a necessidade de crescer e melhorar ainda mais e no setor pedagógico o número de coordenadores e supervisores é insuficiente, necessitando de no mínimo 02(dois) coordenadores e 02 (dois) supervisores em cada turno. Mesmo tendo pouco tempo de funcionamento nesta localidade oferecendo aos educandos de qualidade.

 PLANO DE FUNCIONAMENTO - DISTRIBUIÇÃO DAS TURMAS

MATUTINO
VESPERTINO
5º Anos - 03
1º Anos - 03
6º Anos - 03
2º Anos - 03
7º Anos - 03
3º Anos - 04
8º Anos - 02
4º Anos - 04
8ª Série - 02

 Capacidade de Matrícula: Até a presente data a instituição está com 764 alunos.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

MATUTINO
VESPERTINO
Entrada – 06:55
Entrada – 12:55
Recreio – 09:25
Recreio – 15:25
Saída – 11:25
Saída – 17:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário